Aquecimento

radiator heating

Como aquecer e poupar?
O aquecimento ambiente é responsável por cerca de 20% do consumo de energia numa habitação. A grande parte das habitações em Portugal recorre a soluções de aquecimento elétricas, económicas aquando do investimento, mas com fraco desempenho energético, ao longo da sua utilizaçãoLer Mais

Por isso, é importante inverter esta situação. Se passares estes conselhos aos teus pais, podem ter uma casa mais quente no inverno sem aumentar a fatura de energia.

7 formas de aquecer a tua casa (e poupar)
1. Diz aos teus pais que, quando selecionarem o sistema de aquecimento, devem escolher aquele que mais se adequa às condições da vossa casa. Por isso, devem avaliar as soluções para aquecimento centralizado com radiadores ou o piso radiante, ou colocar sistemas individuais para usar apenas nas divisões a aquecer.
As soluções de aquecimento central mais frequentes no mercado são: bomba de calor, caldeira, recuperador de calor e salamandra. Procurar aconselhamento técnico poderá ser importante, para selecionar a melhor solução para a habitação.
2. Optar por uma solução de aquecimento eficiente. As soluções de aquecimento já apresentam etiqueta energética, quer se tratem de equipamentos individuais, quer se tratem de sistemas (soluções de aquecimento que juntam o aquecedor convencional, com um controlador de temperatura e/ou um sistema solar térmico).
Não te esqueças de como a etiqueta energética é importante. Podes visitar o site www.label-pack-a-plus.eu/portugal/ e informar-te sobre as etiquetas energéticas destes equipamentos.
3. O equipamento de aquecimento ambiente deve estar regulado para uma temperatura adequada às condições externas (de preferência para os 20ºC).
4. Avaliar as necessidades de aquecimento antes de selecionar a solução a adquirir. Existem no mercado soluções combinadas (que permitem a produção de calor ambiente e preparação de água quente sanitária) que podem ser mais económicas e eficientes.
5. Para os sistemas de ar-condicionado e sistemas centralizados, solicitar instalação técnica por profissionais. É essencial garantir o isolamento térmico da rede de distribuição de calor, a existência de um espaço técnico adequado para os equipamentos bem como a existência de pontos de exaustão dos fumos.
6. Não esquecer a manutenção periódica dos sistemas. Uma manutenção adequada ao sistema de aquecimento permite poupanças de energia e dá maiores garantias em relação às condições de salubridade e segurança.
7. Fechar as persianas e cortinas durante a noite, para evitar perdas de calor significativas.

Sabias que…
Em condições normais, é suficiente ligar o aquecimento durante o dia. Durante a noite, exceto em zonas muito frias, deve desligar-se, já que o calor acumulado na habitação é suficiente para assegurar uma noite confortável.

fShare
4
Pin It
Ainda não tem uma conta? Registe-se agora!

Por favor, autentique-se