Poupar

stand by symbol 3

Consumos Fantasma e Consumos Standby

Duas variáveis a subtrair na equação da eficiência energética.
Sabias que existem equipamentos em tua casa ou na escola que consomem energia mesmo quando não os estás a utilizar?  A maioria dos equipamentos eletrónicos que fazem parte do teu dia-a-dia têm um modo de standby que te permite controlar rapidamente entre o modo de funcionamento ativo e o modo de espera. Ler Mais

Aquela luz vermelha no canto inferior do teu televisor ou do monitor do computador é um exemplo disso. Ao estar acesa quer dizer que há consumo de energia o qual tem um custo associado e que pode ser facilmente eliminado da equação da fatura de energia elétrica.
Existem ainda equipamentos que mesmo não tendo a luz de standby, e que não estando em modo de funcionamento ativo mas estão ligados à corrente consomem energia elétrica. Neste caso estamos a falar de consumos em off-mode. Experimenta colocar a mão no carregador do computador quando este está ligado à ficha, mesmo sem o estares a utilizar. Vais verificar que está quente, o que implica que está a ser consumida energia desnecessariamente. Este tipo de consumo está associado a fontes de alimentação, transformadores e colunas de som que por não terem indicação visível de consumo são designados de consumos fantasma.
Embora sejam designados por Consumos Fantasma, os seus custos são bem reais.
Segue estes passos para identificares e eliminares estes Fantasmas da tua Equação:
• Verifica se o televisor, a box, o sistema de som ou o leitor de CD/DVD apresentam uma luz vermelha quando estão desligados. Essa luz ao estar acesa consome energia elétrica, por isso desliga-os da ficha!
• Verifica se a fonte de alimentação do teu computador ou do sistema de som estão quentes ou emitem algum ruído. Esse calor e esse ruído são sinónimo da energia a ser desperdiçada, por isso desliga-os da ficha!
• Utiliza extensões com botão: pensa no televisor, box, router e sistema de som, que provavelmente estão todos juntos e poderão estar todos na mesma ficha e assim ser desligados ao mesmo tempo com apenas um click.
• Utiliza tomadas inteligentes, também conhecidas por “Auto Power Off Plug”: estas tomadas desligam automaticamente os equipamentos quando estes não estão a desempenhar a sua função.
• Instala temporizadores e programa-os para se desligarem nas horas em que estás fora de casa, ou durante a noite e fins de semana na escola, assim se te esqueceres de desligar as tomadas o próprio temporizador desligará por ti!
• Procura adquirir equipamentos com a etiqueta “Energy Star” que garante uma eficiência energética alta incluindo em modo standby.

Sabias que:
Os consumos fantasma e os consumos standby são uma despesa significativa a longo prazo, já que podem atingir 10% do consumo de energia elétrica total de uma casa. Mesmo desligado através do comando, um aparelho continua a gastar até cerca de 25% de energia, valor que varia de aparelho para aparelho e de marca para marca.
Existe um objetivo comum da União Europeia e de alguns organismos mundiais para obrigar a limitar o consumo em standby dos novos equipamentos a 1 W.
Um televisor e uma box em conjunto podem ter um consumo de standby de mais de 40 W, o que equivale a uma oito lâmpadas LED de 5 W cada.
O conjunto de todos os equipamentos standby que tens em tua casa pode chegar aos 100 W, o que pode gerar um custo anual evitável superior a 120 €.

Pin It
Ainda não tem uma conta? Registe-se agora!

Por favor, autentique-se