Poupar

8dicas tecn

8 dicas para poupar com a tecnologia

A televisão, o computador, o telemóvel e o tablet fazem parte do teu dia-a-dia. Apesar de serem equipamentos pequenos são, regra geral, utilizados durante várias horas e, como tal, o seu consumo de energia não é de desprezar – os equipamentos audiovisuais representam mesmo 9% do consumo elétrico das famílias portuguesas. Ler Mais

Conhece 8 dicas para poupares energia na utilização destes equipamentos.
1) Quando os teus pais comprarem um novo televisor, aconselha-os a consultarem a etiqueta energética e a optarem por televisores de classe A, preferencialmente com função on/off. Esta opção é indicada no pictograma que indica a existência de um interruptor que, quando acionado, põe o televisor em estado de desativação a consumir menos de 0.01W.
2) Liga a televisão e todos os equipamentos audiovisuais (sistema de som, DVD, descodificador digital, etc.) a uma ficha múltipla com botão de ligar e desligar. Ao desligares este botão, apaga todos os aparelhos, obtendo poupanças superiores a 40 € por ano.
3) Diz aos teus pais que o próximo computador tem que ser Energy Star! Garantes assim que são equipamentos com sistemas de poupança de energia.
4) Se te ausentares do teu computador por um período superior a 30 min desliga-o e poupa energia.
5) Ao utilizares o computador apenas por períodos curtos, podem desligar somente o ecrã, poupando assim energia. Isto evita uma perda de energia com o reinício do equipamento.
6) Comparativamente aos ecrãs planos, os ecrãs LCD poupam cerca de 37% de energia em funcionamento e cerca de 40% em modo de espera. Quando trocares de ecrã, tem este conselho em conta.
7) As cores escuras implicam menores consumos de energia do que cores mais claras. No fundo de ecrã do teu computador prefere temas mais escuros e eficientes.
8) Procura reduzir o brilho dos ecrãs dos equipamentos em tua casa. Além de aumentar o conforto em períodos com menos luz (por exemplo durante a noite), o equipamento vai consumir menos energia.

fShare
0
Pin It
Ainda não tem uma conta? Registe-se agora!

Por favor, autentique-se