Sustentabilidade

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Portal “Poupa Energia”: um auxiliar precioso

Mesmo que não sejas tu quem paga as contas de água, luz e gás lá em casa, estas despesas também te afetam, pois são parte importante do orçamento familiar. Ler Mais

O teu papel na poupança doméstica é fundamental e um primeiro passo pode ser informares os teus pais de como podem estar melhor informados e com isso pouparem mais.
A ADENE – Agência para a Energia é promotora do projeto “Menos é Mais, a tua Equação da Energia” e tem como grande objetivo formar e informar os consumidores nacionais sobre as áreas da energia e da água. Por isto mesmo disponibilizou recentemente ao público o poupaenergia.pt, um portal “Poupa Energia”, uma plataforma online de grande utilidade pois tem a informação mais atualizada sobre as ofertas que as empresas de eletricidade e gás apresentam no mercado.

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Sendo certo que um consumidor bem informado é um consumidor que melhor pode defender os seus interesses, percebe-se a importância que o poupaenergia.pt pode ter na mais correta tomada de decisão pelos cidadãos, principalmente quando lhes são apresentadas tantas opções, de tantos operadores, muitas vezes difíceis de diferenciar para quem não é especialista na matéria.
O poupaenergia.pt permite pois ao consumidor, através de uma ou mais simulações, verificar com maior exatidão o seu perfil de consumo e determinar de uma forma simples, rápida, esclarecida e transparente, os tarifários e respetivos comercializadores mais adequados ao seu caso concreto.

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Mas o auxílio prestado por este portal não se fica por aqui. Querendo prestar melhor serviço ao universo de 6.1 milhões de consumidores de eletricidade e 1.5 milhões de consumidores de gás natural, o “Poupa Energia” disponibiliza ainda informação relevante sobre eficiência energética, permite a pesquisa de perguntas frequentes e esclarecimentos de dúvidas, facultando também informação sobre a Tarifa Social. Mais um contributo importante, portanto, para tornar mais informados os portugueses em temas sobre a energia.
De facto, este portal permite a prestação de um apoio direto a quem o solicitar, garantindo assim uma maior proximidade com o consumidor, ao mesmo tempo que se assegura que o seu funcionamento está em conformidade com as mais recentes determinações da CNPD - Comissão Nacional de Proteção de Dados sobre proteção de dados.

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Quanto à adesão do público a esta plataforma, os primeiros dados já disponíveis são animadores: a funcionar desde 03 de novembro passado, o portal registou no primeiro mês, um total de 25.210 utilizadores (média diária de 1261) que visualizaram 81.104 páginas e realizaram 32.210 simulações. Destas, 69% foram realizadas com o simulador simples e 31% com o simulador avançado, sendo que 70% do tráfego teve origem em computador e 30% em telemóveis e tablets.
Mesmo sem campanhas publicitárias a anunciar a abertura do portal, verifica-se que o poupaenergia.pt está a ser encarado como um modo de auxílio precioso para os consumidores, que certamente a ele recorrerão de uma forma crescente.

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