Desafio da Água

IMG 8861da1

O desafio da água que se espalhou pelo país?

28 escolas de todo o país acolheram hoje o desafio Aqua Challenge - uma prova inter-escolas que testou os conhecimentos dos estudantes sobre sustentabilidade hidríca. No total, cerca de 400 alunos participaram nesta iniciativa promovida pela ADENE - Agência para a Energia e pela EPAL - Empresa Portuguesa das Águas Livres. Ler Mais

 

A Escola Básica e Secundária de Ourém transformou-se em centro de operações. Foi a partir desta escola que, hoje, Dia Mundial da Água, se conduziu uma emissão online que juntou 28 escolas nacionais. O objetivo: disputar o Aqua Challenge - um desafio sobre a eficiência na utilização da água que colocou frente a frente equipas provenientes de todo o país, através de uma plataforma online.

As equipas, formadas por estudantes do 7.º ao 12.º ano, responderam a 20 questões, colocadas online através da plataforma https://aquaexperience.pt/aquachallenge/. O jogo está agora disponível para todos os interessados, que poderão testar os seus conhecimentos sobre este tema.

No final, a vitória sorriu à equipa H2O Sicó, da Escola Tecnológica e Profissional de Sicó - Polo de Penela. Depois dos festejos, uma das professoras que acompanhou a equipa destacou o mérito dos estudantes, concordando que estes poderão tornar-se embaixadores da mensagem de eficiência hídrica.

IMG 8830da2
Desafio foi transmitido online

A equipa da Escola Básica Secundária de Ourém acabaria por terminar a meio da tabela. Para António, um dos estudantes participantes, o resultado obtido pela equipa "da casa" foi uma "boa classificação", tendo em conta que a sua era "uma das mais jovens a concorrer". Para este aluno do 7.º ano, foi "interessante participar e poder trabalhar em equipa". "Ficamos a conhecer melhor o tema da eficiência hídrica e percebemos que existe muito desperdício em todo o mundo", acrescentou.

O trabalho em equipa foi mesmo um dos pontos destacados por Pedro Cardoso, um dos representantes da ADENE que integra a equipa de projeto, relativamente às vantagens da adoção deste modelo. A lógica de gaming, acrescentou, "leva a uma procura ativa de informação útil por parte dos estudantes". Por outro lado, acrescentou Filipa Newton, representante da ADENE, os jogos online "permitem descentralizar e desmaterializar a abordagem". "Conseguimos chegar a 400 estudantes de uma forma mais direta e sustentável", concluiu.

IMG 8873da3
Jogo consiste em 20 perguntas, com um tempo limite de 25 minutos

A experiência da água
Enquanto escola-sede deste desafio, a Escola Básica e Secundária de Ourém acolheu também um workshop sobre o tema da eficiência na utilização da água. Um tema, destacou Filipa Newton, que se tornou "lamentavelmente mais relevante", depois da situação de seca extrema que afetou praticamente a totalidade do território nacional (96%). Esta é, por esta razão, acrescentou, uma temática "fundamental no futuro do país".

Durante esta formação, os estudantes puderam conhecer em detalhe o ciclo da água, discutindo formas de o tornar mais eficiente. Em todas as fases do ciclo, explicou Nuno Medeiros, da EPAL, "existe a possibilidade de encontrar ganhos de eficiência para os quais todos podemos contribuir".

IMG 8884d4
Nuno Medeiros (EPAL) e Filipa Newton (ADENE) conduziram a emissão, na EBS de Ourém

No uso doméstico da água, as maiores quantidades são gastas em banhos, sanitários e eletrodomésticos. Em qualquer um destes campos é possível reduzir desperdícios, por exemplo, através da reutilização da água do banho ou da aplicação de redutores de fluxo.

Outra das formas de poupança passa pela utilização regrada da água durante o banho. Neste ponto, foi fornecido um exemplo: um banho de 15 minutos, sem interrupção da corrente, gasta 180 litros, em média. Na África do Sul, onde a distribuição de água será racionada devido à seca, foi estabelecido um limite máximo de utilização por pessoa: 25 litros.

O Aqua Challenge insere-se no Aqua eXperience - um projeto de educação ambiental promovido pela EPAL e pela ADENE que procura "chegar a todos os públicos", independemente da idade, destaca Nuno Medeiros. "Queremos que todos comecem a sentir a experiência de ser eficiente", reforçou.

 

Pin It
Ainda não tem uma conta? Registe-se agora!

Por favor, autentique-se