Sustentabilidade
5 dicas de mobilidade sustentável
O desenvolvimento económico e social levou a uma maior necessidade de mobilidade. Esta é uma das causas da dependência atual dos combustíveis fósseis (em particular do petróleo) e de graves problemas de contaminação ambiental. Conhece cinco formas de combater esta tendência.
Há várias décadas que o sector dos transportes é um dos principais responsáveis pelo aumento das emissões de poluentes atmosféricos. Este crescimento reflete-se também numa qualidade do ar manifestamente prejudicial para os seres vivos, e ainda numa fonte de ruído.
O setor dos transportes foi, em 2016, responsável por cerca de 42% do consumo total de energia final do nosso país, de acordo com os dados da Pordata. Grande parte desse consumo ainda provém dos combustíveis fósseis, designadamente do petróleo e também do gás natural, sendo este com menor expressão.
E tu, como te deslocas para a escola, ou para ires ter com os teus amigos? Preferes ir a pé, de bicicleta, transportes públicos, ou vais de carro? Existem alternativas ao transporte individual motorizado para te deslocares, economizando dinheiro e poupando o meio ambiente.
1) Utiliza a bicicleta. Municípios como Aveiro, Lisboa, Braga, Porto e Cascais têm investido em ciclovias e em sistemas de aluguer de bicicletas. Este é um dos meios mais rápido, mais económico, mais silencioso e menos poluente para te deslocares nos centros urbanos. Se vives numa zona rural, aproveita para te deslocares de bicicleta, mas em segurança.
2) Desloca-te a pé. Para distâncias mais curtas, podes sempre ir a pé. Esta é a forma mais ecológica e a que produz mais benefícios para a vida, quer na cidade quer na aldeia, que incluem também as questões de saúde e de qualidade ambiental.
3) Utiliza os transportes públicos. Na generalidade, é a melhor alternativa ao transporte individual motorizado. Sempre que possível, desloca-te de autocarro, metro, elétrico ou comboio. Para além de reduzires o consumo de energia e a emissão de poluentes, é também mais económico. E também podes ir com os teus amigos.
4) Partilha o carro. Sempre que possível, partilha a tua deslocação de carro com amigos e familiares.
5) Conduz de forma ecológica. Durante a condução, deves evitar acelerações e travagens brusca – uma condução cuidada reduz o consumo de energia e evita acidentes! Já agora, deve-se verificar periodicamente a pressão dos pneus, pois, uma pressão adequada para além de aumentar a segurança reduz os consumos em 10%.
Sabias que….
• Com uma condução ecológica, além de estares mais seguro podes reduzir os consumos do teu carro até 15 %.
• Já existem carros com sistemas de GPS integrados que indicam a rota com menor consumo de energia e que atualizam o trajeto caso exista congestionamento.
• Em média, são precisos 60 carros para transportar 75 pessoas (a lotação normal de um autocarro).
• Já existem carros elétricos com autonomia de 600 km.
• Além de autocarros elétricos com baterias, também existem os que funcionam a gás natural, ou a biocombustíveis ou a hidrogénio.
• Os carros tradicionais podem deixar de ser vendidos na Europa até 2040, sendo substituídos por outras tecnologias, incluindo os veículos elétricos.