Eficiência

pexels photo 416528

8 razões para meteres água (com eficiência!)

Para teres água em casa e na escola, é consumida muita energia na sua captação, tratamento, armazenamento, distribuição e utilização. Por isso, sempre que poupares água estás a poupar energia. Conhece 8 conselhos para usar água com eficiência ao quadrado [E2].

Ler Mais

A água doce é essencial para todas as formas de vida. Apesar de cerca de 70% da superfície do planeta Terra estar coberta de água, apenas cerca de 2,5% da água disponível é doce, sendo que apenas cerca de 1,2% está acessível ao seres vivos (lagos, lagoas e rios). Conhece algumas dicas que te podem permitir

A água é energia e precisa de energia. E a energia precisa de água! Por outro lado, a água é uma das fontes de energia renovável mais importantes no nosso país, uma vez que a energia potencial da água pode ser transformada em energia mecânica e/ou elétrica (por exemplo, as barragens).

Mas este Nexus Água-Energia não termina aqui. Para aquecer água no dia-a-dia, para a tua higiene ou para cozinhar, também precisas de energia. Para lavar a roupa e a loiça nas respetivas máquinas, também gastas água e energia. Por fim, o tratamento das águas residuais (ie, a água depois de usada) precisa também de muita energia.

8 formas de entrar nesta equação [E2]

1- Fecha a torneira enquanto ensaboas as mãos, a loiça ou escovas os dentes.

2- Evita abrir as torneiras no caudal máximo e certifica-te que ficam bem fechadas.

3- Instala redutores de caudal em chuveiros e torneiras, podendo estes contribuir para uma redução de consumo de água da ordem dos 40%.

4- Prefere um duche em vez de banho de imersão. No duche desliga o chuveiro enquanto te ensaboas. Gastas menos água e não necessitas de tanta energia para a aquecer.

5- Verifica periodicamente se há fugas em torneiras, autoclismos e chuveiros.

6- Enquanto aguardas que a água do duche aqueça aproveita a água fria para colocar num recipiente, assim ficarás com água para outras utilizações como regar plantas, limpeza, entre outros.

7- Regula a temperatura do esquentador. Manter a temperatura no máximo só vai fazer com que gastes mais gás ou eletricidade.

8- Explora as soluções e tecnologias inovadoras, cada vez mais ao teu alcance para poderes usar a água de uma forma mais responsável. Como? Com eficiência!



fShare
5
Pin It
Ainda não tem uma conta? Registe-se agora!

Por favor, autentique-se