Ecologia

green 1968591 960 720

Conheces a tua pegada ecológica?

Todas as tuas atividades (incluindo a forma como te deslocas, aquilo que vestes ou até mesmo o que comes) deixam a sua marca no Planeta.

Existem algumas calculadoras que te podem ajudar a encontrar a tua Pegada Ecológica. Descobre 9 formas de contribuíres para a sua redução.

Ler Mais

Medir a Pegada Ecológica serve para avalia a quantidade de terra e água que seria necessária para sustentar as gerações atuais. Isto tendo em conta todos os recursos materiais e energéticos usados por uma determinada população. Para o seu cálculo entram os seguintes componentes: Carbono, Áreas de Cultivo, Pastagens, Florestas, Áreas Construídas e Zonas Pesqueiras (ver caixa).


A nível mundial, verificou-se uma diminuição de 45% da biocapacidade e um aumento de 22% da pegada ecológica. Como a produção de bens e o consumo têm aumentado significativamente, o espaço físico terrestre disponível já não é suficiente para nos sustentar no elevado padrão desejável. Um litro de gasolina, por exemplo, emite 2,3 kg de CO2eq para a atmosfera e o fabrico de cinco sacos de plástico emite 1 kg de CO2eq.

Sabendo que a biocapacidade de Portugal é de 1,5 gha (hectares globais) e o consumo é de 3,9 gha concluímos que, se continuarmos com os mesmos padrões de consumo são necessários 2,6 países como Portugal para suprir as nossas necessidades. Sabe como reduzir esta pegada!

1. Reduz o consumo direto de energia utilizando equipamentos mais eficientes e apenas quando necessários;

2.Não deixes os aparelhos ligados, como por exemplo, televisor e computador. Se não estiverem a ser utilizados, desliga-os da ficha;

3. Prefere a bicicleta ou os transportes coletivos ao automóvel;

4 .Opta por produtos produzidos localmente, pois consomem menos energia no seu transporte e conservação;

5. Evita comprar produtos de usar e deitar fora, tais como papel de cozinha, guardanapos, toalhas de papel, talheres e copos de plástico, etc. Usar menos recursos reduz o consumo de energia para a sua produção.

6 .Guarda os alimentos fatiados em caixas em vez de utilizares papel de alumínio ou película de plástico;.

7.Seleciona produtos com quantidades de embalagem reduzidas e de preferência que essa embalagem seja reciclada, reduzindo assim a energia necessária para as produzir, transportar e tratar.

8.Separa os resíduos para reutilização ou reciclagem, evitando consumos de energia e água desnecessários na produção de matérias-primas;

9 .Reduz o consumo de água, enquanto lavas os dentes, ensaboas as mãos ou o corpo Para além de reduzires o consumo de água reduzes o consumo e energia na sua captação, transporte, distribuição e tratamento.

Pin It
Ainda não tem uma conta? Registe-se agora!

Por favor, autentique-se