Iluminação

iluminacao 7dicas

7 ideias (luminosas) para poupar energia

A iluminação artificial representa cerca de 13,6% da eletricidade que consumimos em casa. Conhece algumas dicas para poupar energia com a iluminação. Ler Mais

1. Privilegia a iluminação natural
Sempre que possível, abre os estores e remove os obstáculos que interfiram com e entrada da luz. Deixa o sol iluminar a tua casa ou a tua sala de aula. A conta da eletricidade baixa e o teu espaço ganha uma nova cor.
2. Amplifica a luz no interior
Utiliza cores claras (preferencialmente branco) nos tetos e paredes pois são estas cores que melhor refletem a luz dando um melhor conforto visual aos espaços a iluminar, ampliando a sua intensidade.
3. Usa apenas os níveis de iluminação necessários
Desliga a iluminação dos espaços que não estão ocupados, e quando tens mais do que um interruptor para ligar a luz, liga apenas os estritamente necessários.
4. Escolhe soluções adequadas aos espaços
Tem em consideração o local onde vais instalar a iluminação (exemplo: espaço de lazer, trabalho/estudo, corredor) e, tendo em atenção as tuas necessidades: avalia se a conjugação entre o ponto de luz (lâmpada) e a luminária (estrutura onde o ponto de luz é incorporado) vai ao encontro ao teu conforto visual e não provocam encandeamento.
5. Prefere os equipamentos com melhor classe energética
Para uma compra mais eficiente, deves observar a etiqueta e optar pelos equipamentos de iluminação que apresentarem uma melhor classe energética. Na embalagem, encontras ainda a duração (em horas). Já agora, sabes ler uma etiqueta energética? Se não sabes consulta o Manual da Etiqueta Energética no site da ADENE!
6. Recorre a dispositivos de gestão e controlo da iluminação
Nos espaços em que a necessidade de iluminação é pontual, mas essencial por questões se segurança, podes recorrer ao uso de dispositivos de controlo para evitar consumo desnecessário. Podes optar por comandos por relógio, com horários ajustados, ou por célula fotoelétrica ou ainda a sensores de movimento/presença.
7. Regula a luz para os níveis que necessitas
Há sistemas de iluminação que permitem a regulação do fluxo luminoso da luminária por parte do utilizador (a tecnologia LED é um exemplo). Esta tecnologia permite ajustar a luz para níveis de iluminação pretendidos, reduzindo assim os consumos de energia.

Pin It
Ainda não tem uma conta? Registe-se agora!

Por favor, autentique-se