Equipamentos Eficientes

pc

Poupar nos kWh!
Poupar nos kWh! Por vezes nem nos apercebemos, mas a quantidade de eletrodomésticos e aparelhos eletrónicos que temos em casa é cada vez maior, Ler Mais

e são eles que contribuem na maioria para o grande consumo de energia elétrica em casa, podendo fazer com que a conta da eletricidade atinja valores muito elevados.

 A Nova Etiqueta Energética

Como já deves ter reparado, os eletrodomésticos à venda têm sempre uma etiqueta semelhante à da imagem abaixo. As etiquetas energéticas existem já há algum tempo e foram sofrendo alterações no sentido de nos fornecerem a melhor e mais detalhada informação sobre o consumo e performance dos eletrodomésticos.

A nova Etiqueta Energética da EU tem por objetivo fornecer-nos informações precisas, reconhecíveis e comparáveis no que respeita ao consumo de energia, ao desempenho e a outras características essenciais dos produtos. A Etiqueta Energética permite- nos conhecer o nível de eficiência energética de um produto e que possamos avaliar o potencial de redução de custos de energia que este proporciona. A Etiqueta prevê a classificação D, C, B, A, A+, A++, A+++, indo do menos eficiente para o mais eficiente.

A escala foi alargada em relação à anterior, porque as evoluções tecnológicas criaram a necessidade de diferenciar a categoria ”A”. Este aumento incentiva os fabricantes a serem mais competitivos, desenvolvendo produtos cada vez mais eficientes e permite também transmitir informação aos consumidores de forma mais adequada aos novos produtos, de modo a que lhes seja possível continuar a fazer escolhas informadas e energeticamente inteligentes.

 

Dicas de eficiência energética

 

Frigorífico

  1. Descongela antes que a camada de gelo atinga os 3mm de espessura e poderás poupar até 30%.
  2. Quando tirares um alimento do congelador, para consumires no dia seguinte, descongela-o no frigorífico em vez de o colocares no exterior. Deste modo, terás ganhos gratuitos de frio
  3. Ajusta o termostato de forma a manter a temperatura de 5.º C no compartimento do frigorífico e 18.ºC no congelador

Máquina de lavar loiça

  1. Procura utilizar a máquina quando está completamente cheia.
  2. Com meia carga, usa programas curtos ou económicos (eco)
  3. Uma boa manutenção melhora o comportamento energético: limpa frequentemente o filtro.
  4. Mantém sempre cheios os depósitos de abrilhantador e sal, pois reduzem o consumo de energia na lavagem e secagem, respetivamente

Máquina de lavar roupa

  1. Aproveita ao máximo a capacidade da máquina e coloca-a em funcionamento sempre com carga completa.
  2. Usa programas de baixa temperatura
  3. Usa produtos anticalcário para retirar as incrustações da resistência e limpa regularmente o filtro. Assim, melhorarás o seu desempenho, poupando energia.
Pin It
Ainda não tem uma conta? Registe-se agora!

Por favor, autentique-se